Perspectivas para 2021 nos Concursos Públicos

29 de janeiro de 2021

Perspectivas para 2021 nos Concursos Públicos

por Prof. e Autor Edem Nápoli Guimarães

 

O ano de 2021 chegou e, com ele, a esperança de dias melhores. A maior expectativa, sem dúvida, gravita em torno da saúde, especialmente da possibilidade de vacinação em larga escala, com o objetivo de conter a pandemia e seus inúmeros impactos.

No âmbito dos concursos públicos, como não poderia deixar de ser, logo no início de 2020, houve uma suspensão dos certames que já estavam em andamento, bem como, de um modo geral, uma interrupção no processo de publicação de novos editais.

Ainda em 2020, durante o segundo semestre, com as notícias de evolução das pesquisas relacionadas à vacina, novos editais foram publicados e até alguns certames retomados, a exemplo do concurso para membro do MPMG, que realizou provas orais transmitidas pela primeira vez através do canal da instituição no YouTube, seguindo os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde. Da mesma forma, o TJBA também realizou provas orais para o concurso de Juiz de Direito.

Já o MPT, por sua vez, diante da pouca quantidade de candidatos, conseguiu realizar não só a prova oral, mas também as provas discursivas, limitando o número de candidatos por sala e também exigindo o uso de máscaras.

De todo modo, é evidente que um sem número de provas e editais não puderam ter seguimento. Assim, toda essa demanda reprimida faz com que 2021 seja considerado, por muitos especialistas, como o grande ano dos concursos públicos.

Certames que já estavam em andamento:

Serão retomados neste ano, por exemplo, os concursos para membro do TJRS, MPRS e MPSC. De igual modo, as provas para Delegado de Polícia Civil do Paraná também terão continuidade.

Novos editais:

Os últimos meses revelaram um prenúncio do que se pode esperar. Com destaque para a área de segurança pública, já houve a publicação de editais para as Polícias Civis dos Estados do Pará e Rio Grande do Norte, além dos mais recentes instrumentos convocatórios para a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (com aproximadamente 1.500 vagas cada).

Ao longo do ano, na Magistratura, são esperados editais para o TJPR, TJAP, TJPE, TJGO, TJSC e TJSP. No Ministério Público, a expectativa é para o MPMG, MPGO, MPSP, MPAP, MPMA e MPMS. Na Defensoria Pública, espera-se editais para os Estados do RJ, PR, RS, MG, SE, PB e RR. Para Delegado, além dos já mencionados, espera-se provas na BA, RJ, RO e ES.

Ressalte-se que não só no segmento jurídico, mas também em outras áreas, como fiscal, gestão, saúde e engenharia, também há inúmeras oportunidades de vagas em certames. Segundo o portal Concursos no Brasil, ao todo, hoje, existem em média 20.686 vagas (além de cadastro de reserva), nas mais diversas áreas, distribuídas por todas as regiões do país.

De fato, os números confirmam que, realmente, 2021 é o ano dos concursos públicos.

Sêneca dirá que sorte é o encontro do preparo com a oportunidade.

Nesse sentido, desejo que você esteja bem preparado, pois, como visto, oportunidades não faltarão.

Sendo assim, boa sorte!

 

, ,

Outras notícias da baiana business school


CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIANA BUSINESS E SOBRE OS PROFESSORES